A partir desta quarta-feira, 1º, os motoristas brasileiros vão ter uma nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é o acréscimo de identificação do documento em espanhol e inglês.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a mudança facilita “o uso do documento em diversas partes do mundo”. A alteração foi aprovada no Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e está mais próxima dos padrões internacionais definidos pela Convenção de Viena.
“Nas cores verde e amarela, identificação das categorias com equivalência internacional, a nova versão apresenta, ainda, tradução em português, inglês e espanhol, facilitando a identificação dos condutores brasileiros em solo estrangeiro”, informa nota enviada pelo Ministério da Infraestrutura na tarde desta terça-feira, 31. “Com relação aos requisitos internacionais, a CNH terá o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes.”
O governo faz uma alerta: a nova emissão do documento não invalida o atual enquanto estiver no prazo de validade.
“O documento também terá um campo para indicar se o condutor exerce atividade remunerada e outro campo para anotação de possíveis restrições médicas. A nova CNH contará com mais dispositivos de segurança, como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações”, afirmou o governo.
Oeste
09:50:03