Nicholas Santos, aos 42, vai à final do Mundial de natação

Início » Blog » Nicholas Santos, aos 42, vai à final do Mundial de natação
Nicholas Santos está na final do Mundial — Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O brasileiro Nicholas Santos, de 42 anos de idade, passou para a final dos 50m borboleta do Campeonato Mundial em piscina curta, em Melbourne, na Austrália, com o quarto melhor tempo, nadando a distância em 22s08. Em primeiro, o húngaro Szebastian Szabo, com 21s90, seguido do trinitino Daylon Carter, com 22s02, e de Noe Ponti, com 22s04.

A disputa da medalha será na manhã desta quarta-feira, no horário de Brasília, a partir das 5h30, com transmissão do sportv 2.

Nicholas, que foi ao pódio no Mundial em piscina curta de 2021 e no de piscina longa disputado em maio de 2022, já é o atleta mais velho da história a conquistar uma medalha. Se for ao pódio de novo, atualizará essa marca, agora com 42 anos. Esse Campeonato é o 18º Mundial de sua carreira, o único da história a competir esse número de vezes nos maiores torneios da modalidade.

Nicholas dos Santos anunciou que esse Campeonato Mundial é a última competição da sua carreira, mas já existe uma possibilidade de estender mais alguns meses e disputar o Campeonato Mundial em piscina longa, no meio do ano que vem. O principal motivo seria que esse Mundial será em Fukuoka, no Japão, mesmo local que Nicholas nadou seu primeiro Mundial, em 2001.

Importante lembrar que a prova dos 50m borboleta não é disputada em Olimpíadas, mas faz parte do Campeonato Mundial. Na carreira, Nicholas tem quatro medalhas em Campeonatos Mundiais de longa (prata em 2015 e 2021, bronze em 2017 e 2019), além de quatro pódios em Campeonatos Mundiais em piscina curta (ouro em 2012, 2018 e 2021, e prata em 2014).

O Brasil disputou uma final nesta terça-feira, a do revezamento 4x100m livre. Gabriel Santos, Breno Correia. Lucas Peixoto e Pedro Spajari ficaram em quarto lugar com o tempo de 3m06s85, atrás de Itália (3m02s75, recorde mundial), Austrália (3m04s63) e EUA(3m05s09). Gabriel abriu e deixou o Brasil em quinto lugar, aí Breno caiu um pouco o rendimento e entregou em sétimo lugar. Lucas Peixoto subiu para sexto, mas a disputa da medalha estava difícil. Spajari fechou bem e deixou o time em quarto.

O Mundial em piscina curta é realizado a cada dois anos e tem uma diferença com relação às competições disputadas nas Olimpíadas. O Mundial de curta é realizado em piscinas de 25 metros, enquanto nas Olimpíadas a competição é em piscina de 50 metros. Com a piscina menor, é necessário fazer mais viradas em cada distância, deixando os fundamentos de impulso na parede e nado submerso ainda mais importantes.

Na versão feminina da prova do 4x100m livre, Giovanna Diamante, Stephanie Balduccini, Aline Rodrigues e Gabrielle Roncatto ficaram em 9º lugar com tempo de 3m38s61, bem perto de conseguir a vaga na decisão, que contou com oito times. O principal revezamento feminino do Brasil no torneio é o 4x200m, que vai ser disputado na sexta-feira.

GE
10:10:03

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1