Após uma prévia presidencial de uma imagem repleta de galáxias das profundezas do cosmos, funcionários da Nasa se reuniram na terça-feira para revelar mais de sua exibição inicial do Telescópio Espacial James Webb, o maior e mais poderoso observatório orbital já lançado.
Espera-se que o telescópio infravermelho de 9 bilhões de dólares, construído para a Nasa pela gigante aeroespacial Northrop Grumman Corp , revolucione a astronomia ao permitir que os cientistas perscrutem mais longe do que antes e com maior clareza o Cosmos, o alvorecer do universo conhecido.
Uma parceria entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Canadense, o Webb foi lançado no dia de Natal de 2021 e chegou ao seu destino em órbita solar, a quase 1 milhão de quilômetros da Terra, um mês depois.
Uma vez lá, o telescópio passou por um processo de meses para desdobrar todos os seus componentes, incluindo um escudo solar do tamanho de uma quadra de tênis, alinhar seus espelhos e calibrar seus instrumentos.
Com o Webb agora bem ajustado e totalmente focado, os astrônomos embarcarão em uma lista minuciosamente selecionada de projetos científicos que exploram a evolução das galáxias, os ciclos de vida das estrelas, as atmosferas de exoplanetas distantes e as luas do nosso sistema solar externo.
Reuters
11:00:03