A Miss Minas Gerais Kids Maria Eduarda, de 4 anos, foi alvo de comentários racistas nas redes sociais neste fim de semana. Os ataques aconteceram após a criança vencer o concurso de beleza infantil. Duda, como é conhecida, tem uma rede social administrada pela mãe Adriana Barbosa, com quase 30 mil seguidores.
Nas fotos e nos vídeos produzidos pela mãe, de 32 anos, a menina aparece com os cabelos soltos. Em comentário feito no Instagram, uma pessoa ofende a criança por conta do seu cabelo black power. “Isso não é cabelo de princesa, vamos ser sinceros. Tá mais para bruxa”, escreveu um internauta no perfil da menina.
A mãe da menina disse ao GLOBO que ao ler os comentários ofensivos teve os sentimentos de “medo”, “pavor” e “impotência”.
— O meu sentimento que eu tive quando eu li a mensagem foi medo…pavor. Eu pensei: se uma pessoa tem coragem de escrever isso numa rede social, o que essa pessoa tem coragem de fazer? Ver uma criança e ter coragem de escrever um absurdo desse. Eu fiquei com muito medo. O próximo sentimento que eu sentir foi impotência, de não conseguir protegê-la desses ataques, de não conseguir colocá-la numa bolha e livrar ela de todo tipo de ataque racista, preconceituoso. Depois eu sentir vontade de nos isolar, de retirar de todo e qualquer concurso que era sonho dela e tentar coloca- lá numa caixinha. Eu passei a noite em claro — contou Adriana.
A família da Duda preferiu não registrar um boletim de ocorrência. Na última publicação, Adriana desabafa: “Estou expondo porque sou mãe e isso dói na alma , além da questão do preconceito, ainda tentando tirar o sonho de uma criança!”, lamentou a mãe.
Adriana ressaltou ainda a importância dos pais em fortalecer suas crianças para que episódios como esse não ganhem força sobre outras vítimas.
— Um recado que eu deixo para outros pais, principalmente, para pais de crianças negras, afros, com cabelos Blacks como o da minha filha: fortaleça suas crianças. É mostrar que elas são lindas que podem estar em qualquer lugar e em qualquer cargo. Sonhar da mesma forma que qualquer outra criança e que não tem limites. — pontuou a massagista.
A pequena Duda, que mora em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, representará o estado de Minas Gerais no Miss Brasil Kids em 2023.
O Globo
16:41:03