O primeiro Campeonato Mundial Júnior da FIBA foi um sucesso para os jovens americanos. Liderada pelo treinador principal da Barrington High School (Ill.), Gary Cook, uma talentosa equipe dos EUA passou pela competição e registrou um recorde perfeito de 8-0 para conquistar a medalha de ouro.
A equipe júnior dos EUA de 1979 foi selecionada após a competição de basquete do National Sports Festival de 1979. A lista dos EUA estava cheia de desconhecidos relativos que fariam nomes para si mesmos nas fileiras da faculdade e da NBA.
Jogadores como James Worthy, o MVP do ’79 National Sports Festival, Eric ‘Sleepy’ Floyd, Sam Perkins e Lafayette ‘Fat’ Lever foram apenas alguns dos futuros superstars que vestiram os uniformes vermelho, branco e azul dos EUA no Junior 1979 Campeonato Mundial em Salvador, Brasil.
A equipe americana que esteve no Brasil era formada por: Eric Floyd, Terry White, Sam Perkins, Scott Hastings, James Worthy, Darren Daye, Fred Roberts, Bob Hansen, Randy Reed, Lafayette Lever, Matt Clark, Maurice Williams.
Os homens dos EUA foram premiados com uma derrota por 2 a 0 sobre o Panamá para abrir a competição, quando o Panamá não conseguiu chegar ao torneio a tempo para o jogo de abertura. Os EUA em seu primeiro gosto da competição deram à Argentina uma derrota por 98 a 61. O Canadá foi o próximo a cair quando os americanos ultrapassaram a barreira dos 100 pontos a caminho de uma vitória por 105-59, e uma vitória desigual de 128-38 sobre o Egito empurrou o recorde dos EUA para 4-0.
A equipe dos EUA quebrou uma tabela durante o aquecimento antes do início do jogo contra a URSS, causando um pequeno atraso, mas o atraso não fez nada para impedir o ímpeto dos EUA, já que os Estados Unidos conseguiram uma impressionante vitória de 94 a 78 sobre o União Soviética para terminar 5-0 após jogo preliminar.
Jogando na defesa agressiva e atrás dos 28 pontos de Worthy e 23 pontos de Floyd, os EUA chegaram a uma vitória convincente por 134 a 77 sobre a Itália no jogo de abertura da rodada do campeonato e, um dia depois, Worthy marcou 27 e todos os 12 jogadores dos EUA colocaram pontos no placar na goleada de 99 a 74 sobre a Iugoslávia.
Enfrentando o anfitrião Brasil no jogo do campeonato, uma multidão estimada em 11.000 torcedores aplaudiu sua seleção brasileira, mas a equipe americana tinha muitos artilheiros. Assumindo o comando cedo, os EUA lideraram confortavelmente na metade, 41-22, e passaram a registrar uma impressionante vitória por 75-55 para ganhar o ouro e permanecer invicto. Os EUA foram ritmados no jogo do campeonato pelos 17 pontos de Floyd, enquanto Worthy acrescentou 12 e Scott Hastings arremessou 10 pontos. A Argentina conquistou o bronze após vencer a Itália por 71 a 70. (fonte: USA Basketball)
NOTA DA REDAÇÃO
Esta competição de 1979 teve a primeira fase disputada no Estado de São Paulo e uma das chaves em Presidente Prudente, exatamente a que teve o time campeão, os EUA. O jogo entre EUA e Egito foi no ginásio de esportes de Presidente Venceslau, feito aqui a pedido da administração municipal da época.
Acreditava-se que entre este time veio o maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan, que na época tinha idade para a disputa entre juvenis. Era uma dúvida. Hoje a mesma acabou, pois consegui foto e os nomes do elenco que esteve aqui em nossa região;
O jogo contra Egito foi no dia 17 de agosto de 1979 e com o placar de 128 a 38 para os americanos. Entre os atletas estão vários que depois se tornaram estrelas da NBA, entre eles, James Worthy (foto), que está entre os 50 melhores jogadores de basquete na história deste esporte nos Estados Unidos.
17:13:22