Pesquisar
Close this search box.

Mesmo com proposta de regra fiscal, Copom deve manter Selic acima de 13% na ‘super quarta’

Início » Blog » Mesmo com proposta de regra fiscal, Copom deve manter Selic acima de 13% na ‘super quarta’
Crédito: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Selic pode permanecer ainda na casa de dois dígitos, conforme avaliam especialistas (Crédito: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Criticada em toda a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até o momento, a Selic, hoje a 13,75%, pode permanecer ainda na casa de dois dígitos, conforme avaliam especialistas da área econômica. O Comitê de Política Monetária (Copom) já deu início à reunião que vai definir a taxa básica de juros nesta terça-feira (2). A ‘super quarta’ promete manter os juros altos, mesmo após as esperadas regras fiscais anunciadas pelo governo.

Mudanças da Selic para ‘baixo’ são aguardadas apenas para o segundo semestre de 2023, de modo que o que se espera neste momento é a manutenção da taxa, conforme avalia Pedro Raffy Vartanian, professor doutor do Mestrado Profissional em Economia e Mercados da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

“A taxa Selic caindo para baixo de 10% ainda esse ano seria um feito dificílimo de acontecer. O mercado espera que haja uma redução na taxa, fala-se de expectativas a partir de setembro e que chegaria a 12%. Portanto, muito distante ainda de uma previsão de juros em um dígito”, explica Mauro Rochlin, professor dos MBAs da Fundação Getúlio Vargas.

IstoÉ Dinheiro
11:00:03

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1