O mercado financeiro prevê inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em torno de 9%, neste ano. A estimativa está no Boletim Focus, divulgado hoje (6) pelo Banco Central (BC).
A mediana (desconsidera os extremos das projeções) da previsão dos últimos 30 dias prevê inflação em 8,89%. Se for considerado um período mais recente, de cinco dias, a mediana fica em 9%.
Para 2023, a projeção é de que a inflação fique em 4,39% (mediana de 30 dias). Na projeção que considera cinco dias, o índice é 4,5%.
As projeções para este ano estão acima da meta de inflação que é de 3,50%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual, ou seja, o limite inferior é 2% e o superior, 5%. Para 2023, o centro da meta é 3,25%, com intervalo de 1,75% a 4,75%.
O Boletim Focus reúne a projeção de cerca de 100 instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país.
Esta é a primeira divulgação do boletim, após cinco semanas de suspensão, em razão da greve dos servidores do BC, que seguem em paralisação. A edição de hoje do boletim tem informações parciais das projeções do mercado financeiro feitas até a última sexta-feira (3).
Agência Brasil
11:03:03
Respostas de 3
SÃO OS MESMO ÓRGÃOS E ESPECILISTAS QUE PREVIRAM QUE O BRASIL NÃO TERIA CRESICMENTO DO PIB…OU QUE O PIB DIMINUIRIA, RECUARIA? SÃO OS MESMOS ESPECIALISTAS QUE DISSERAM QUE O DESEMPREGO IRIA AUMENTAR, QUE A DÍVIDA PÚBLICA IA SUBIR POR CONTA DOS GASTOS COM A PANDEMIA??
Vou salvar essa matéria para mostrar no final do ano o quanto é tendencioso esse mercado financeiro. Kkk
Enquanto isso o PIB cresce 1% por trimestre, a arrecadação sobe, o superávit bate Record, o Brasil cria 200.000 empregos por mês e no final do ano antes das eleições o Brasil vai ter pela primeira vez desde 2015 dados abaixo de 10%
Pela projeção do mês há uma previsão de que este ano a inflação vai chegar no máximo a 5,5%
E a turma do quanto pior melhor entrando em desespero.
https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/noticia/2022/06/06/bolsonaro-diz-que-guedes-fica-no-ministerio-em-um-eventual-segundo-mandato.ghtml