O Sul do Brasil deve registrar baixas temperaturas nesta semana e até a próxima segunda-feira. Isso porque uma frente fria que está estacionada na região promete derrubar os termômetros de forma intensa a partir desta quinta-feira (8) em boa parte do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Há inclusive previsão de geada para esses estados. Em Porto Alegre já a partir desta sexta-feira (9), a mínima prevista é 8ºC. Mas o sábado promete ser o dia mais gelado da semana, marcando 4ºC.
Diferentemente da massa de ar polar do último mês de maio, essa frente fria não irá avançar muito para os estados do Sudeste e Centro-Oeste, mas as temperaturas também vão cair um pouco nessas regiões.
Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, explica que esse ar polar vai encontrar uma certa dificuldade para alcançar São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas “a temperatura vai cair e as pessoas vão sentir frio, mas nada tão intenso quanto a última onda de maio”.
No sábado (11) e domingo (12), a mínima prevista para a cidade de São Paulo é de 11ºC, segundo informações da Climatempo. Já o Rio de Janeiro deve marcar temperaturas ainda mais elevadas, com máximas de até 23ºC ao longo do final de semana.
No Centro-Oeste, o destaque fica para Brasília, que deve registrar mínima de 13ºC no próximo sábado.
Já quem mora no Norte do país também vai perceber uma queda de temperatura; Rio Branco, no Acre, pode marcar 13ºC de mínima no sábado e até 11ºC na segunda-feira (6).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para os próximos dias, são previstas temperaturas máximas maiores que 26°C em grande parte do país, podendo ultrapassar os 30°C nas regiões Centro-Oeste, sul da região Norte e oeste do Nordeste.
G1
09:40:03