![](https://www.blogdotoninho.com.br/wp-content/uploads/2022/10/tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9O0GN-BASEIMAGE.jpg)
19/10/2022 REUTERS/Carla Carniel
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira que a responsabilidade fiscal faz parte de sua concepção de governo e afirmou que a experiência de oito anos como presidente, entre 2003 e 2010, deve valer como prova de seu compromisso com a solidez das contas públicas.
Em entrevista à rádio Nova Brasil FM, Lula voltou a se manifestar contra o teto de gastos e também disse que não anunciará sua equipe econômica antes de ganhar o segundo turno da eleição presidencial, marcado para domingo, mas adiantou que montará um time de governo amplo.
“Nós passamos oito anos de governo fazendo superávit primário todo ano”, disse o ex-presidente, acrescentando que em sua gestão a dívida foi reduzida, a inflação ficou dentro da meta e as reservas internacionais foram incrementadas.
“A responsabilidade fiscal está dentro da concepção de governo que eu tenho. A gente não pode gastar mais do que arrecada, mas a gente pode contrair uma dívida se você for construir um ativo novo, alguma coisa que signifique aumentar a produtividade desse país.”
Lula tem sido pressionado por setores econômicos, especialmente do mercado financeiro, a especificar seus planos para a economia caso seja eleito. Parte desses setores também tem apontado que um anúncio de quem será o ministro da Economia do petista seria uma sinalização importante para os mercados e para os eleitores indecisos.
IstoÉ
10:40:35