O presidente Lula (PT) disse nesta quinta-feira, 15, que ainda não reconhece a reeleição de Maduro e afirmou que o chavista deve explicações sobre os resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país. O petista ainda sugeriu que sejam feitas novas eleições do país ou que seja formado um governo de coalizão.
“Ainda não [sobre reconhecer a vitória de Maduro]. Ele sabe que está devendo explicação para a sociedade brasileira e para o mundo”, afirmou.
“Tem varias saídas, ou faz governo de coalizão, uma composição. Não quero me comportar de forma apaixonada e precipitada, quero resultados (…) “Se ele tiver bom senso, podia tentar fazer conclamação ao povo da Venezuela, quem sabe até convocar novas eleições.
Embora a fala do petista indique uma nova tendência se comparada a outros pleitos vencidos pelo líder socialista, Lula salientou que seria “precipitado” tomar uma decisão neste momento. “Quero respeitar soberania dos outros países”, declarou.
O assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, presta nesta quinta-feira esclarecimentos ao Senado sobre a posição do Brasil diante do impasse na Venezuela. Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, também será ouvido.*Com informações da AFP
Uma resposta
Quer uma chance de ver seu parceiro fazer igual ele7