O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou nesta terça-feira (3) que a liberdade de imprensa é o “termômetro” da democracia de um país.
“A liberdade de imprensa, juntamente com a liberdade de informação, é o termômetro da saúde democrática de um país. Os dramáticos acontecimentos da guerra na Ucrânia nos ensinam isso.
É tarefa da comunidade internacional efetivar esses direitos”, disse o chefe de Estado por ocasião do Dia Mundial da Liberdade da Imprensa e dos jornalistas mortos pela máfia e pelo terrorismo.
Mattarella lembrou que pelo menos 24 repórteres foram assassinados em todo o mundo em 2021, e quase 500 profissionais acabaram sendo presos no período. O presidente ainda destacou que os números podem aumentar por conta da guerra na Ucrânia.
“Um número que está destinado a aumentar com a agressão da Rússia contra a Ucrânia. É um preço multo alto pago por aqueles que são chamados a honrar sua profissão de forma consistente.
Testemunhas da verdade que por vezes pagam com a vida por expor fatos que são muitas vezes inconvenientes para os poderes instituídos”, comentou Mattarella.
IstoÉ
10:30:02