Os protagonistas da disputa pelo título da F1 2024 são Max Verstappen e Lando Norris. Mas e quem corre por fora? É Charles Leclerc quem representa a “terceira via” na briga pelo campeonato deste ano; e apesar de ocupar o posto de coadjuvante na temporada, ele tem ao seu favor o histórico recente da Ferrari no último campeonato de pilotos conquistado pela escuderia: em 2007, com Kimi Raikkonen.
Leclerc vem de sua terceira vitória em 2024; neste domingo ele foi de quarto ao primeiro lugar no GP dos Estados Unidos, desbancando Verstappen e o pole Norris, e o próprio colega de equipe, Carlos Sainz. O piloto de 27 anos também triunfou em Mônaco de forma inédita, e na Itália, casa da Ferrari.
A etapa no Circuito das Américas em Austin, no Texas, foi a 19ª desta temporada de um total de 24, o que significa que 83% do campeonato já foi concluído. Com cinco corridas restantes, ainda há 146 pontos em jogo até o fim do ano.
Terceiro colocado no Mundial de pilotos, o monegasco da Ferrari possui 275 pontos. São 79 a menos que o líder Verstappen, ou seja: uma diferença que representa 54% dos pontos que ainda estarão disponíveis até o GP de Abu Dhabi; os 275 tentos de Leclerc são 77% dos 354 de Max. GE