Laudo aponta que choque cardiogênico causou morte de cachorro Joca

Início » Blog » Laudo aponta que choque cardiogênico causou morte de cachorro Joca
João Fantazzini e o golden retriever Joca, que morreu no voo
João Fantazzini e o golden retriever Joca, que morreu no voo — Foto: Reprodução

O laudo feito pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) no cachorro Joca, golden retriver morto durante uma falha no transporte aéreo da companhia Gol, constatou que a causa da morte foi um choque cardiogênico, uma ineficiência do coração em bombear o sangue para os órgãos. A realização da necrópsia foi feita a pedido da Polícia Civil.

“O choque cardiogênico é um distúrbio circulatório associado à redução de rendimento cardíaco, resultado da falência do coração em bombear adequadamente o sangue, podendo ser causado por diversas condições patológicas cardíacas. No caso do animal examinado, observam-se alterações cardíacas relevantes, como hipertrofia ventricular esquerda excêntrica, moderada e doença mixomatosa valvar, as quais podem justificar o quadro relatado. Outros achados que corroboram para o entendimento desta causa mortis são o ingurgitamento de vasos sanguíneos em múltiplos órgãos”, informou o laudo obtido pelo O GLOBO.

A USP realizou os exames no dia 16 de maio. O animal também já tinha passado por outros exames necroscópicos em um laboratório particular no dia 23 de abril, um dia após a morte. O Globo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agropecuária-COnfiança-1