Pesquisar
Close this search box.

Kiev reconhece a morte de 9.000 soldados em seis meses de conflito

Início » Blog » Kiev reconhece a morte de 9.000 soldados em seis meses de conflito
Policiais forenses ucranianos examinam uma cratera após um ataque com mísseis em Dokuchaievske, perto de Kharkiv, em 21 de agosto de 2022 – AFP

A Ucrânia admitiu nesta segunda-feira (22) que cerca de 9.000 de seus soldados foram mortos desde o início da invasão russa há seis meses, enquanto a União Europeia estuda uma missão de “treinamento” do exército ucraniano diante de uma “guerra que dura”.

Ao discursar em um fórum em Kiev, o comandante em chefe do exército ucraniano, o general Valery Zaluzhny, disse que as crianças ucranianas precisam de atenção especial porque seus pais foram seguiram o ‘front’ e “provavelmente estão entre os quase 9.000 heróis que foram mortos”.

Esta é uma das raras declarações de oficiais ucranianos sobre as perdas militares nesta guerra, iniciada em 24 de fevereiro por Moscou.

A estimativa anterior data de meados de abril, quando o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mencionou o número de 3.000 soldados ucranianos mortos e cerca de 10.000 feridos desde o início da ofensiva russa.

Enquanto muitos países europeus estão fornecendo equipamentos militares para a Ucrânia, a UE planeja organizar uma missão de “treinamento e assistência” ao exército ucraniano que ocorrerá em países vizinhos, informou o alto representante da UE para Política Externa, Josep Borrell.

A proposta será discutida na próxima semana em Praga no Conselho de ministros da Defesa dos países-membros da UE.

AFP
11:40:20

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1