A jovem Débora Dantas de Oliveira, que teve o couro cabeludo arrancado em um acidente de kartno Recife (PE), será submetida neste sábado (24) a uma cirurgia que deve demorar em torno de sete horas no Hospital Especializado, em Ribeirão Preto (SP).
O transplante de pele para encobrir parte da testa e das costas da paciente foi programado para começar às 7h e envolve sete profissionais, incluindo dois anestesistas e cinco cirurgiões.
A equipe conta com o médico americano Marco Maricevich, especialista em microcirurgia habituado a atender casos semelhantes nos Estados Unidos. Ele chegou ao interior de São Paulo na tarde de sexta-feira para acompanhar o caso e está otimista para a recuperação de Débora.
O médico Alex Fioravanti, que também faz parte do corpo clínico responsável, explicou que, depois de a paciente ser anestesiada e monitorizada, a equipe fará uma preparação dos vasos sanguíneos na região do pescoço, retirar um músculo na região dorsal e, aí sim, encobrir a área exposta do crânio.
Concluídos os trabalhos deste sábado, Débora ainda será submetida a outras cirurgias para reconstituição do couro cabeludo e detalhes estéticos.
“[Essa cirurgia] serve para proteger o osso do crânio. Esse osso exposto tem risco de infecção e risco de morte do osso mesmo, então o músculo, além de cobrir a calota craniana, também leva um aporte sanguíneo ajudando na vitalidade do osso do crânio”, disse.
O transplante é considerado pelo hospital o primeiro procedimento cirúrgico de grande porte desde a chegada da paciente a Ribeirão, no último domingo (18).
Até então, ela tinha sido submetida a outras cirurgias de menor proporção, como para retirada de um reimplante que apresentou problemas graças à formação de coágulos e da reconstituição das pálpebras da jovem.
G1
11:40:02