
A Pesquisa Game Brasil (PGB) acaba de lançar sua mais nova edição, com o levantamento de 2025 sobre o comportamento dos consumidores de jogos digitais.
Cerca de 6.282 pessoas foram entrevistadas em 26 estados e no Distrito Federal, entre os meses de janeiro e fevereiro.
Segundo a pesquisa, 82,8% dos brasileiros afirmam consumir jogos digitais, 8,9 pontos percentuais a mais que em 2024 e o maior número já registrado pelo estudo, que é desenvolvido pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM.
A plataforma preferida dos consumidores segue sendo o smartphone, com 40,8%, número que teve uma queda de 8 pontos percentuais em relação à edição anterior.
Já a preferência por consoles, como Playstation e Xbox, teve um aumento de 3 pontos percentuais (chegando a 24,7%); e o computador, de 5,5 pontos (chegando a 20,3%).
Jogos de aposta online impulsionam ecossistema
A inclusão dos jogos de aposta online na pesquisa é inédita e significante: 38,2% dos entrevistados afirmam jogar games recreativos desse tipo, indicando uma presença relevante no ecossistema.
“Cassinos e jogos como o ‘Jogo do Tigrinho’, marcaram presença por atraírem um público engajado, disposto a gastar e motivado por fatores financeiros, emocionais e sociais”, explica Guilherme Camargo, CEO do SX Group e coordenador da pós-graduação da ESPM.
Os dados apontam que ao menos 89% desses jogadores gastam dinheiro nesses jogos todo mês, sendo que:
- 39% gastaram entre R$ 50 e R$ 200
- 8,6% gastaram mais de R$ 500
Para uma minoria, os jogos são uma forma de relaxamento (29%) ou de buscar a emoção da vitória (30%).
A maior motivação, contudo, é sempre ganhar mais dinheiro: 43,9% jogam para isso, e 24,7% veem as apostas nestes jogos como “um investimento para melhorar a renda”. ID