Um encontro de dois craques do basquete é a grande atração da rodada desta quinta-feira da NBA. Não bastasse o fato de o embate entre LeBron James e Giannis Antetokounmpo, por si só, ser garantia de um jogão, os dois são as estrelas das equipes que mais impressionam nesta temporada 2019/20 da liga americana de basquete e podem fazer uma eventual final. Líder da conferência Oeste, o Los Angeles Lakers, de King James, vai até Wisconsin encarar o líder do Leste, o Milwaukee Bucks, da fera grega, às 22h (de Brasília).
MVP da última temporada, Antetokounmpo está ainda melhor. Com médias de 31,7 pontos, 12,8 rebotes e 5,3 assistências, ele exerce um domínio impressionante em quadra. Mas encarar LeBron nunca é fácil. Um dos maiores jogadores da história do basquete, ele ainda voando com quase 35 anos (dez a mais do que o europeu). Tem médias de 25,9 pontos, 10,6 assistências e 7,4 rebotes e, nesta temporada, ainda se dá ao luxo de ter um companheiro de altíssimo nível: o pivô Anthony Davis, cestinha dos Lakers, com 27,4 pontos por partida.
As duas franquias têm exatamente a mesma campanha (24 vitórias e cinco derrotas em 28 jogos), um aproveitamento de 85,7%. É a primeira vez na história da NBA que dois times se enfrentam à esta altura do campeonato com tão poucos reveses.
E, curiosamente, ambas perderam a última partida. Diante do Indiana Pacers, os Lakers viram ir embora, na terça-feira, uma sequência de 14 vitórias. Já os Bucks deram adeus a uma série de 18 triunfos, com o resultado negativo contra o Dallas Mavericks, na segunda.
– O jogo vai bem além de um confronto de líderes de conferência. Para os dois lados, é a chance de mostrar força depois de um raro tropeço. Milwaukee caiu em casa diante de um Dallas sem Doncic, e os Lakers não resistiram ao Indiana, que faz boa campanha mesmo sem Oladipo. É também um choque de candidatíssimos ao prêmio de MVP. Giannis e LeBron estão voando. É um desses jogos simbólicos da temporada regular. Vencer significa mandar um recado, dar uma demonstração de força – opinou Rodrigo Alves, comentarista de basquete do Grupo Globo.
Globo Esporte
10:50:03