O governo da Itália anunciou nesta terça-feira (17) que está disponível um novo modelo de formulário de autodeclaração por conta da epidemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Agora, os italianos precisarão confirmar que não estão em quarentena obrigatória.
Com isso, os cidadãos terão que informar que não testaram positivo para o vírus e que não oferecem risco para a saúde pública. A pessoa que precisa sair de casa deve dizer que “não foi colocado na medida de quarentena e não ter dado o resultado positivo para o vírus Covid-19 o qual está no artigo 1, parágrafo 1, letra c), do decreto do Presidente do Consleho dos Ministros de 8 de março de 2020”.
O novo modelo ainda prevê que os policiais que estiverem atuando na confirmação assinem o formulário, atestando que essa pessoa escreveu o documento na sua presença e com prévia identificação do declarante. Com isso, os cidadãos não precisarão mais levar uma cópia de seu documento para as autoridades.
A Itália tomou medidas extremas de circulação e colocou todo o território em quarentena para evitar a disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Entre as ações, os cidadãos só podem sair de casa por motivos comprovados de trabalho, por situações de emergência, por motivos de saúde e para voltar para casa de outra localidade.
Ansa
10:40:03