Israel anuncia ter matado chefe de inteligência militar do Hamas

Início » Blog » Israel anuncia ter matado chefe de inteligência militar do Hamas
Mesquita Salim Abu, destruída durante a guerra entre Israel e Hamas, no oeste de Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, em 14 de março de 2025 — Foto: Bashar Taleb/AFP
Mesquita Salim Abu, destruída durante a guerra entre Israel e Hamas, no oeste de Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, em 14 de março de 2025 — Foto: Bashar Taleb/AFP

O exército de Israel disse nesta sexta-feira (21) que matou o chefe da inteligência militar do Hamas no sul de Gaza, na quinta-feira.

Em um comunicado, o exército identificou o líder do Hamas como Osama Tabash. Até o momento da publicação dessa reportgem, não houve comentários do Hamas.

Israel retoma ofensiva em Gaza
Após dois meses de uma frágil trégua, Israel retomou a ofensiva com bombardeios massivos contra o território palestino na última terça-feira (18).

Na quinta-feira (29), após o Hamas disparar foguetes contra Tel Aviv, o exército israelense ampliou a sua ofensiva em Gaza, atacando alvos na região de Shabura, em Rafah.

Em meio à escalada do conflito, Israel Katz, ministro da Defesa de Israel, falou no início desta sexta-feira (21) que Israel poderia anexar partes da Faixa de Gaza, caso o Hamas não liberte os reféns israelenses restantes mantidos no território palestino.

“Ordenei que o Exército tomasse mais território em Gaza (…). Quanto mais o Hamas se recusar a libertar os reféns, mais território perderá, que será anexado por Israel”, disse a autoridade.

O ministro israelense também ameaçou “expandir as zonas-tampão ao redor de Gaza para proteger as populações civis” por meio de uma “ocupação israelense permanente” dessas áreas.

Segundo a agência de Defesa Civil da Faixa de Gaza, governada pelo Hamas, pelo menos 504 pessoas, incluindo 190 menores, morreram em Gaza desde que Israel retomou seus ataques. g1

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1