O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, anunciou nesta quarta-feira (2) uma expansão significativa da operação militar em Gaza. A informação é da agência de notícias Reuters.
Segundo Katz, grandes partes do território serão ocupadas e incorporadas às zonas de segurança do país. No entanto, ele não especificou quais áreas seriam anexadas, segundo a agência de notícias Reuters.
Em comunicado, o ministro declarou que haverá uma evacuação em grande escala da população das áreas afetadas pelos combates. Mais uma vez, Israel apelou aos moradores de Gaza para eliminarem o grupo terrorista Hamas do território.
Katz reiterou que o retorno dos reféns israelenses continua sendo a única maneira de encerrar o conflito.
Israel já havia expandido as áreas de segurança em Gaza, incluindo o corredor de Netzarim no centro do território, além das zonas de proteção previamente estabelecidas ao redor das fronteiras.
O país retomou os ataques aéreos e terrestres neste mês, dois meses após uma cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos que permitiu a troca de reféns mantidos pelo Hamas por prisioneiros palestinos.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que a pressão militar é a melhor estratégia para recuperar os 59 reféns que permanecem sob custódia do Hamas. G1