Ipec: Lula oscila para cima e mantém possibilidade de vitória em 1º turno

Início » Blog » Ipec: Lula oscila para cima e mantém possibilidade de vitória em 1º turno
Os dois principais oponentes na disputa pela presidência do Brasil, Lula e Jair Bolsonaro (Reprodução uol)

Pesquisa Ipec realizada com entrevistas pessoais, contratada pela TV Globo e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a disputa pela Presidência da República, com 47% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 31%. Com isso, a diferença entre os dois é de 16 pontos percentuais.

Em comparação à pesquisa anterior de 19 de setembro, o petista oscilou positivamente na margem de erro – que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos – passando de 46% para 47%. Já Bolsonaro manteve o mesmo patamar.

O Ipec aponta que Lula tem 52% dos votos válidos — quando são excluídos brancos, nulos e indecisos — o que indica a possibilidade de vitória em 1º turno. Por conta da margem de erro, o petista tem entre 50% e 54% dos votos válidos. Para vencer o pleito sem necessidade de 2º turno, o candidato precisa de 50% mais 1 dos votos válidos, de acordo com a Lei das Eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, que manteve o mesmo percentual, e Simone Tebet (MDB), que oscilou positivamente de 4% para 5%, empatados na margem de erro. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) ficou com 1% e empata tecnicamente com Tebet.

Os demais candidatos foram citados, mas não alcançam 1% das intenções de voto. A pesquisa realizou 3.008 entrevistas pessoais face a face entre os dias 17 e 18 de setembro. O nível de confiança, segundo o Ipec, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-00073/2022, com custo de R$ 347.659,06. uol

22:07:08

Respostas de 5

  1. Nova pesquisa IPEC mostra que o funeral da Rainha enterrou Bolsonaro!
    Lula 47%
    Fakenaro 31%

    Acabou o estoque de Rivotril nas farmácias da cidade! O diesel já abaixou amanhã vai baixar a gasolina novamente obrigado presidente Lula!

  2. Qui dó qui dó…o desespero tá cegando a ptralhada.Bolsonaro é sucesso total….viu a matéria do Bloomberg? Chora titio…pq já era.

  3. Não basta ser Bolsonarista! Tem que dizer aos funcionários da BBC de Londres empresa de quase 100 anos, que eles não são bem vindos na Inglaterra, como esses malucos Bolsonarista envergonha nosso país! Já tem gado em frente à sede da ONU pra gritar Mito Mito e dizer que os americanos não é bem vindo aozistaduzunido! É preciso estar muito perdido nas trevas do maligno para votar no Bozo isso sim!!

    1. É preciso ser muito idiota para votar no Lula. Nunca foi e nunca será inocente. O odio da imprensa por falta de dinheiro está enganando e induzindo o povo de bem a cometer um grande erro! “Colocar denovo o rato para cuidar dp queijo”.
      Tenho certeza pelo que vejo nas ruas Bolsonaro vence essas eleições…
      Mas se por força maior Bolsonaro nao vencer. Quero ver a cara de tacho da imprensa quando a liberação das drogas e do aborto se tornarem realidades no Brasil. E também quero ver a coragem de vcs em divulgar os futuros atos de corrupção que é a marca registrada do Governo do PT.

  4. É…mas com tudo isso…já deu Bolsonaro
    …resto in peace cachaceiro …..

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1