Pesquisar
Close this search box.

Inverno começa hoje e terá temperaturas acima da média em razão do El Niño

Início » Blog » Inverno começa hoje e terá temperaturas acima da média em razão do El Niño
Inverno de 2023 será afetado pelo fenômeno El Niño
Inverno de 2023 será afetado pelo fenômeno El Niño EDU GARCIA/R7 – 18.05.2023

O inverno de 2023 começa nesta quarta-feira (21) e terá temperaturas acima da média em todas as regiões do Brasil, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia.

E a ação do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, é o principal responsável pelo inverno mais quente, segundo meteorologistas ouvidos pelo R7.

O fenômeno El Niño ocorre entre junho e agosto e, no Brasil, costuma intensificar chuvas sobre a região Sul, e aumentar o risco de estiagem nas regiões Norte e Nordeste.

A meteorologista Maria Clara Sassaki, do Climatempo, explica que, durante a ocorrência do El Niño, as ondas de frio tendem a chegar mais tarde e com menor intensidade. Por isso, o inverno de 2023 não deve ser tão rigoroso quanto o do ano passado, influenciado pelo La Niña, com efeito oposto.

“Em 2022 as primeiras ondas de frio ocorreram em maio, e muito mais intensas do que vimos neste outono. Não chegamos a atingir em 2023 o valor da temperatura mais baixa em maio do ano passado”, explica Maria Clara.

O meteorologista Thomaz Garcia, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), aponta que deve-se esperar um inverno mais quente do que o outono, porém, com chuvas dentro da média.

Embora o fenômeno deixe a atmosfera mais aquecida no Brasil, ondas de frio, com pico nos meses de julho e agosto, são esperadas. “Ainda podem ocorrer a formação de nevoeiros e geadas em locais mais elevados. E a inversão térmica, que é quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma mais fria”, afirma Thomaz.

R7

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1