A região de Presidente Prudente tem se destacado a nível estadual quando o assunto é a garantia da segurança pública. Dados divulgados ontem pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) mostram que no mês de maio deste ano, nos municípios da área de abrangência do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), ocorreram 44 roubos em geral, número abaixo do mesmo período do ano passado, quando houve 49 registros (-10,2%). Em relação aos furtos, houve queda de 926 para 765 (-17,4%). Em comparação com os meses de maio dos últimos 18 anos, em 2019 os índices foram os menores da série histórica.
Entre os fatores que têm influenciado nos resultados está o trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar, segundo aponta o Deinter. “A divulgação dos índices realmente impressiona pela queda expressiva. [A integração] tem proporcionado o atingimento das metas e ainda suas reduções”, salienta. Em específico à Polícia Civil, o departamento afirma que os números resultam pelo crescimento das operações policiais que têm utilizado cada vez mais os recursos de inteligência, o que resulta em prisões e desmantelamento de organizações criminosas.
Enfatiza ainda sobre o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, que com a criação do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), permite um “grande auxílio” no policiamento preventivo, reduzindo a incidência de crimes. “Em 2018 foram presas 3.754 pessoas em flagrante delito e 4.310 por cumprimento de mandados de prisão. Esses números perfazem um índice de 725,47 prisões por 100 mil habitantes, muito superior à média do Estado de São Paulo, que no mesmo ano foi de 472,69 por 100 mil habitantes”, afirma o Deinter.
O Imparcial
11:30:45