Incêndios florestais devastavam comunidades inteiras no entorno de Los Angeles, deixando cinco mortos e obrigando dezenas de milhares de pessoas a abandonar suas casas, anunciaram autoridades nesta quarta-feira (8).
“Havíamos reportado mais cedo duas mortes. Infelizmente, elas aumentaram para cinco à medida que avançamos na área”, informou o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, à rádio KNX.
As mortes foram registradas no incêndio Eaton, em Altadena, subúrbio vizinho à cidade de Pasadena, ao norte de Los Angeles, onde as chamas queimaram quase 4.300 hectares
“Tivemos 22 horas brutais em Pasadena”, disse em entrevista coletiva o funcionário da Prefeitura Miguel Márquez. Os bombeiros “se depararam com escuridão, fogo e ventos de 129 km/h”.
O comandante dos bombeiros de Pasadena, Chad Augustín, informou que sua equipe passou a noite “retirando pessoas de prédios em chamas, ruas e veículos. O número de mortos seria bem maior sem os seus atos heroicos.”
William Gonzales deixou sua casa em Altadena durante a madrugada e retornou horas mais tarde, para ver o que restou do seu lar. “Aqui era a nossa casa com minhas irmãs e perdemos praticamente tudo. As chamas consumiram todos os nossos sonhos de anos. Tudo virou cinzas”, disse à AFP.
Jesse Banks, outro morador da comunidade, conseguiu escapar das chamas, mas, até a tarde de hoje, não havia conseguido encontrar seu filho, que também fugiu do fogo. “Moro nesta área há 20 anos e já tínhamos visto incêndios nas montanhas, mas nada assim.” AFP