Um incêndio em uma área de vegetação provocou o rompimento de cabos da rede de distribuição de energia e deixou 5.559 moradores de Álvares Machado sem eletricidade na tarde desta sexta-feira (9).
De acordo com a concessionária Energisa Sul-Sudeste, a interrupção no fornecimento de energia ocorreu por volta das 16h e técnicos da empresa foram acionados para realizar os reparos necessários, enquanto eram feitas manobras na rede elétrica.
Por volta das 17h, a maioria dos consumidores afetados já havia tido o abastecimento restabelecido.
Segundo a empresa, o tempo seco, característico do mês de agosto na região de Presidente Prudente, marcado também pela baixa umidade do ar, pelo pouco volume de chuva e pela vegetação árida, “aumenta as chances das queimadas que causam prejuízos às comunidades, colocam vidas em perigo e também afetam o fornecimento de energia elétrica”.
“As queimadas próximas às redes elétricas podem provocar o desligamento de energia. Mesmo sem atingir a rede, elas podem colocar em risco o fornecimento, já que não é necessário que as chamas encostem nos cabos para provocar curtos-circuitos nas linhas de energia. O calor das queimadas pode provocar ocorrências como, por exemplo, o rompimentos de cabos e danos aos equipamentos”, explicou o gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste, Tiago Luis Diorio Sanches.
Estadão Conteúdo
10:10:03