Morador cuidava do jardim quando viu dois dentes gigantes. Ossada é a mais completa identificada no estado de Nova York na última década.Uma mandíbula de um mastodonte foi encontrada por acaso no quintal de uma residência no estado americano de Nova York, informou o Museu do Estado de Nova York nesta quarta-feira (19/12).
A ossada foi identificada em setembro por um morador de Scotchtown, um pequeno município localizado a 112 quilômetros da cidade de Nova York.
Segundo representantes do museu, esta é a primeira mandíbula completa do animal encontrada em Nova York em 11 anos, estado que já contabiliza 150 descobertas do tipo.
Os mastodontes são parentes distantes dos mamutes e dos elefantes, e viveram durante diferentes períodos glaciais. Eles foram extintos há 13 mil anos.
Robert Feranec, diretor de pesquisa e coleções do museu e curador de animais da Idade do Gelo, afirmou que o proprietário do imóvel viu os dois dentes gigantes enquanto cuidava do jardim de sua casa. Inicialmente, pensou que os objetos eram bolas de beisebol, mas, ao pegá-los, percebeu que eram fósseis, explicou Feranec. DW