Um homem em Xangai perdeu mais de 27.000 dólares (155 mil reais) depois de ser enganado em um relacionamento on-line com uma namorada fictícia gerada por inteligência artificial, informou a mídia estatal chinesa nesta quarta-feira (26).
Os golpistas usaram um programa de IA generativo para criar vídeos e fotos realistas de uma jovem imaginária, de acordo com a emissora estatal CCTV.
A vítima transferiu cerca de 200.000 yuans (cerca de US$ 27.580 ou R$ 155.000) para o que ele pensava ser a conta bancária de sua namorada.
Os criminosos usaram vídeos e fotos falsos para convencê-lo de que ela precisava de fundos para abrir um negócio e ajudar um parente a pagar as despesas médicas.
Eles até criaram registros médicos e uma carteira de identidade fictícia para dar credibilidade ao esquema.
A operação foi realizada por uma “equipe de fraudadores que enviou vídeos e fotos criados por IA ou pela combinação de várias imagens”, disse a CCTV, citando uma investigação policial.
A vítima “nunca conheceu pessoalmente” sua suposta namorada, observou o canal.
Um vídeo veiculado pela CCTV mostra fotos de uma mulher em diferentes situações, como posando com uma paleta de tintas ou em uma rua da cidade.
O surgimento de ferramentas de inteligência artificial capazes de gerar imagens, vídeos e textos convincentes está dando origem a golpes cada vez mais sofisticados em todo o mundo.
No início deste mês, o gigante da mídia social dos EUA, Meta, pediu aos usuários da Internet que tenham cuidado com os relacionamentos on-line, observando que os golpes que usam IA generativa estão aumentando. AFP