O Exército ucraniano disse neste sábado (10) que suas forças fizeram avanços importantes no leste do país, como parte de uma contraofensiva para recapturar territórios tomados pelos russos nos primeiros dias da invasão.
“As tropas ucranianas estão avançando no leste da Ucrânia, liberando mais cidades e vilarejos. Sua bravura, juntamente com o apoio militar ocidental, está produzindo resultados extraordinários”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Oleg Nikolenko, em um comunicado divulgado nas redes sociais.
“É crucial continuar enviando armas para a Ucrânia. Derrotar a Rússia no campo de batalha significa uma vitória para a paz na Ucrânia”, acrescentou.
A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, chegou à capital ucraniana em uma visita surpresa, a fim de mostrar o apoio de seu país à Ucrânia contra a Rússia, disse ela.
Neste sábado, as forças ucranianas afirmaram ter entrado em Kupiansk, uma cidade do leste que está sob controle russo há meses. As forças especiais postaram fotos nas redes sociais mostrando seus combatentes “em Kupiansk, que sempre será ucraniana”. Em outra mensagem, um oficial regional postou uma imagem com soldados ucranianos na cidade e escreveu que “Kupiansk é a Ucrânia”. g1
19:50:41