
A greve dos tripulantes da TAP Air Portugal, que acontece nesta quinta (8) e sexta-feira (9), provocou o cancelamento de 360 voos, afetando milhares de brasileiros com bilhetes da empresa, que é companhia aérea com maior número de ligações entre o Brasil e à Europa. O sindicato da categoria já aprovou mais cinco dias de paralisação até o fim de janeiro.
Embora a TAP tenha anunciado o cancelamento dos voos ainda em 21 novembro, oferecendo possibilidade de reembolso ou de remarcação para os passageiros afetados, vários viajantes do Brasil relatam dificuldades para conseguir os benefícios. Muitos também se queixam de problemas no contato com a empresa.
É o caso do engenheiro de software pernambucano Affonso Henrick, que viajaria de Recife para o Porto, com uma escala Lisboa, partindo na noite de quinta-feira (7). Com a greve, o segundo trecho da viagem, ligando as duas cidades portuguesas, não aconteceu.
Ele conta que não recebeu qualquer aviso prévio da TAP sobre a greve ou sobre o cancelamento de seu voo de ligação. “Eu só descobri um dia antes, quando fui fazer o check-in”, afirma. “No aeroporto em Recife, a funcionária me disse que o voo estava cancelado e que não havia o que fazer. Que era para eu ver quando chegasse a Lisboa.”
Na manhã desta quinta-feira (8), horas após desembarcar, ele buscava alternativas junto ao balcão de informações da empresa no aeroporto de Lisboa, mas já pensava em completar o trajeto até o Porto de ônibus. Embora outros passageiros também relatem terem sido pegos desprevenidos com a greve, o clima era de tranquilidade no aeroporto da capital portuguesa, com pouca movimentação nas áreas de atendimento da empresa.
Apesar da tranquilidade no terminal, passageiros usaram as redes sociais e fóruns online para reclamar de problemas para conseguir remarcações e reembolsos da companhia. Em nota, a TAP afirmou que todos os passageiros foram comunicados sobre a greve, tendo diferentes possibilidades de reembolso e remarcação.
FolhaPress
13:50:03