Desde 1980, o Brasil passou por um intenso processo de urbanização, com destaque para o Estado de São Paulo. Segundo estudo da Fundação Seade, entre 1980 e 2022, a população rural do estado caiu em 1,3 milhão, com redução acentuada a partir dos anos 2000. A Região Administrativa de Presidente Prudente, no Oeste Paulista, registrou um grau de urbanização de 89,5% em 2022.
O geógrafo Bruno Silva destacou que a região de Presidente Prudente tem se alinhado ao processo de urbanização do estado, que é um dos principais motores desse movimento. Dados do estudo também indicam uma estabilização do ritmo de urbanização entre os censos de 2010 e 2022.
Em 2010, Presidente Prudente e Presidente Venceslau já tinham mais de 95% de sua população em áreas urbanas. Em 2022, apenas Presidente Prudente manteve esse índice. O estudo também revelou que a maioria dos municípios do Oeste Paulista tem grau intermediário de urbanização, enquanto algumas áreas, como o Pontal do Paranapanema, ainda apresentam baixo índice de urbanização.
Esses dados mostram a desigualdade no ritmo de urbanização e a necessidade de políticas públicas que promovam o desenvolvimento equilibrado das áreas urbanas e rurais. Informações do G1/Prudente