O Ministério da Economia avisa no Diário Oficial da União (DOU) que realizará pregão eletrônico no dia 8 de novembro para contratar empresas de qualificação profissional. Conforme o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado ) antecipou na quinta-feira, 24, a iniciativa é uma etapa piloto de um novo programa do governo para promover o emprego. Segundo o aviso, o edital da seleção será publicado na internet e também poderá ser obtido na sede do Ministério a partir desta sexta-feira, 25.
O documento prevê que a empresa contratada terá de treinar 800 jovens desempregados, entre 18 e 29 anos. A intenção é que o programa seja estendido nos próximos anos, atingindo até 100 mil pessoas em dois anos.
Dentre as características, o novo programa estipula que as empresas treinadoras só serão pagas após comprovarem que parte dos profissionais treinados conseguiu emprego e permaneceu empregada por pelo menos quatro meses. A iniciativa é inédita no Brasil.
A empresa ganhadora terá de oferecer cursos com carga horária mínima de 250 horas-aula em um prazo de um ano. Após o término do curso, ela terá oito meses para comprovar o número de pessoas que conseguiu emprego e o pagamento estará atrelado a esse índice.
Estadão Conteúdo
10;40:03