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Google lança IA generativa para buscas no Brasil

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Pesquisa por IA generativa – Crédito: Reprodução/YouTube/Google

Depois de iniciar os testes no Brasil em junho, o Google vai liberar, oficialmente, a ferramenta AI Overviews para todos os usuários no País a partir desta quinta-feira, 15. O recurso, que usa inteligência artificial (IA) generativa para resumir conteúdos e oferecer tópicos de respostas diretamente nas buscas do Google, chega com o nome “Visões Gerais criadas por IA” e poderá ser acessado pelo site de pesquisa.

A ferramenta poderá resumir conteúdos e oferecer tópicos de respostas a partir de uma busca do usuário no site. Com ele, não é necessário clicar em nenhum link ou ser redirecionado para nenhum outro portal para obter as informações desejadas. Na prática, um resumo com as principais informações sobre o que o usuário deseja saber aparece na mesma tela de busca, acima dos links.

“A experiência de IA generativa na Busca têm o potencial de revolucionar a maneira como buscamos informações. Ela permite que as pessoas explorem novos tipos de perguntas, encontrem as informações necessárias com mais rapidez e acessem o melhor conteúdo que a internet oferece”, afirmou Hema Budaraju, diretora sênior de produto da Busca, em um comunicado.

O novo modelo é profundamente diferente do atual, que prescinde da existência de outros sites e produtores de conteúdo – afinal, o Google foi criado em 1998 para organizar e ranquear páginas na web. A partir da mudança, esse não será mais o modelo da companhia, que vai reutilizar as informações já disponíveis na rede. Isso pode ser um divisor de águas na forma como fazemos pesquisas na web e acessamos sites.

Em uma nova atualização, lançada juntamente com a chegada da ferramenta em outros países, o Google afirmou que vai incluir uma página lateral na pesquisa, quando feita a partir de um desktop, para incluir links relacionados à busca que possam ser relevantes ou completar a pesquisa. Em celulares, essa sinalização será feita por ícones de sites.

A empresa também está testando uma espécie de hiperlink no próprio texto gerado pela IA, para redirecionar os usuários para o local de origem da informação de forma mais clara.

No Brasil, a ferramenta já tinha entrado em fase de testes em junho deste ano, um mês depois de ser anunciada durante um evento do Google em maio. Não é necessário ter nenhuma assinatura para usar o Visões Gerais de IA nas pesquisas da empresa.

Outros países como Reino Unido, Índia, Japão, Indonésia, México, além do Brasil, também estão recebendo a novidade nesta quarta-feira em seus idiomas locais. IstoÉ Dinheiro

 

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