O controverso ex-deputado republicano George Santos, que é filho de brasileiros e está envolvido em uma série de polêmicas pessoais, profissionais e políticas, foi condenado a mais de sete anos de prisão nesta sexta-feira (25).
O político foi sentenciado a 87 meses de detenção pela juíza Joanna Seybert e ouviu o veredicto soluçando. “Onde está o remorso dele? Onde eu o vejo?”, questionou a magistrada, observando que Santos parecia pensar que “a culpa era sempre de outra pessoa”.
O republicano de Nova York, que serviu no Congresso por apenas um ano antes de seus colegas da Câmara o destituírem em 2023, se declarou culpado no verão passado por fraude eletrônica federal e roubo de identidade qualificado.
Na ocasião, ele admitiu ter fraudado vários doadores e roubado as identidades de quase uma dúzia de pessoas, incluindo membros de sua família, para financiar sua campanha.
Como parte de um acordo judicial, Santos concordou em pagar aproximadamente US$ 580 mil em multas, além de cumprir sua pena de prisão. (ANSA).