Pesquisar
Close this search box.

G7 aprofunda “nova guerra fria” contra Rússia e China

Início » Blog » G7 aprofunda “nova guerra fria” contra Rússia e China
Presidentes da Rússia, Vladimir Putin (E), e China, Xi Jinping, durante reunião em Pequim, em 4 de fevereiro de 2022 – Sputnik/AFP/Arquivos

O encontro do G7 na Alemanha, encerrado hoje, mostrou que as democracias mais ricas vão continuar unidas e determinadas a ajudar a Ucrânia a resistir à invasão russa, apesar da esperança que Vladimir Putin nutria pelo dissenso. Os líderes de EUA, Alemanha, França, Itália, Canadá, Reino Unido e Japão também decidiram mudar o status da China entre o grupo de países. Ao invés de se beneficiar de ampla cooperação e integração crescente, o gigante asiático passou a ser encarado como uma ameaça estratégica.

É a maior mudança na geopolítica mundial desde a queda do muro de Berlim. Vladimir Putin consolidou nos últimos 20 anos um próspero capitalismo de oligarcas amparado na riqueza extraída do petróleo, do qual a Rússia é um dos maiores exportadores do mundo. Fez isso ampliando os laços com a economia ocidental, inclusive com a importação de know-how e tecnologia.

IstoÉ
15:21:03

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1