Pesquisar
Close this search box.

Futebol feminino não decola na China, apesar do país ter maior população do mundo

Início » Blog » Futebol feminino não decola na China, apesar do país ter maior população do mundo

A China vai disputar na França a partir de junho sua sétima Copa do Mundo feminina de futebol (de oito edições), um sucesso que pode provocar inveja na seleção masculina, mas apesar de ser o país mais populoso do mundo, o futebol feminino não decolou no gigante asiático.

“A China tem muita gente, mas não são muitos que jogam futebol”, lamenta Qian Hui, considerada a grande promotora deste esporte entre as meninas em Xangai.

“As pessoas que selecionamos para a equipe não são necessariamente as melhores, porque as melhores muitas vezes não querem ser selecionadas. Isso nos cria problemas”, garante Qian enquanto supervisiona o treino na Jinshajiang Road Elementary School, centro especializado no futebol feminino.

Entre as cerca de cem meninas que treinam ali, com idades que vão dos 7 aos 18 anos, está Liu Chang, uma habilidosa ponta-esquerda de 11 anos e que é levada escondida por seu pai quando sua avó, que desaprova que a menina jogue futebol, não está por perto.

Elas treinam cinco vezes por semana e as partidas são disputadas aos sábados.

Hui explica que a jovem Liu começou a jogar por desejo de seu pai, um fanático por futebol que sonhava ser jogador, algo que nunca conseguiu.

Sem filho homem, a responsabilidade caiu sobre Liu.

“No início eu não queria jogar, mas meu pai me mandou aqui”, diz ela. “Minha avó costuma dizer que as meninas não devem jogar futebol, mas fazer dança ou tocar piano”. acrescenta.

AFP
11:15:32

8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1