
Faltando poucos dias para a Copa do Mundo do Catar, circula pelas redes sociais um golpe envolvendo a compra de figurinhas. Como acontece de quatro em quatro anos, os colecionadores correm contra o tempo para completar o álbum da Copa, e isso atraiu fraudadores, que lançaram iscas no ambiente virtual para atrair as vítimas. Especialistas advertem: todo cuidado é pouco.
Uma campanha falsa em nome da Panini, editora responsável pelo álbum, está circulando pelo WhatsApp. Na mensagem, há um link que direciona quem clica para páginas de sorteios maliciosos e para inscrições em sites de apostas esportivas que contêm sistemas de afiliados. Ou seja, geram dinheiro para os organizadores da campanha fraudulenta a cada inscrição realizada.
Para induzir ainda mais as vítimas, a campanha tem um design bem elaborado, e o endereço do portal é manipulado para parecer o da editora.
“Acesse e ganhe o álbum com mais 400 figurinhas” é a mensagem inicial para o acesso da promoção do álbum, com a promessa de envio imediato e um link para que a pessoa entre no site da editora que produz os álbuns. O internauta, porém, é direcionado a uma página falsa com o objetivo de coletar dados pessoais e bancários.
Extra
11:30:02