O presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc), Gabriele Gravina, afirmou nesta segunda-feira (13) que deseja encerrar normalmente a atual temporda da Série A, que está paralisada em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).O plano de Gravina é fazer com que todos os jogadores da elite da liga italiana sejam testados até o final de abril. Com os resultados negativos para a Covid-19, a Série A teria condições de voltar a ser disputada em maio.
“As ligas recomeçarão. Elas começarão quando a saúde dos atletas e funcionários for garantida proteção máxima. Vamos sublinhar um procedimento, encaminharemos para as ligas e eles garantirão que seja rigorosamente respeitado pelos atletas. Espero que recomeçamos até o final de abril com a aplicação desses procedimentos que impõem, em primeiro lugar, testes para garantir que todos os jogadores sejam negativos”, declarou Gravina em entrevista à emissora “Sky”.
Ainda de acordo com o dirigente italiano, o retorno da temporada enviaria “uma mensagem de esperança” para a população do país, que é um dos mais afetados pelo novo coronavírus, com 159.516 casos confirmados da doença e pouco mais de 20 mil mortes.
“Todos juntos, precisamos tentar enviar uma mensagem de esperança ao nosso país. O futebol sempre provou isso, não apenas nesta ocasião. Basta pensar no que aconteceu por ocasião dos últimos terremotos que devastaram nosso país. O futebol sempre marcou um momento de esperança e recuperação”, afirmou Gravina.
A Série A teve seu último jogo disputado no dia 9 de março, entre Sassuolo e Brescia. Até o momento, o campeonato não possui uma data confirmada para voltar.
O coronavírus forçou a paralisação de centenas de campeonatos pelo mundo. Atualmente, apenas três países seguem tendo jogos normalmente, são eles: Bielorrússia, Nicarágua e Tajiquistão.(ANSA)
10:27:03