Ex-diretor do CDP de Caiuá assume o comando da nova Polícia Penal do Estado de São Paulo

Início » Blog » Ex-diretor do CDP de Caiuá assume o comando da nova Polícia Penal do Estado de São Paulo
Rodrigo Santos Andrade foi nomeado diretor-geral da nova Polícia Penal do Estado de SP — Foto: Murilo Antunes
Rodrigo Santos Andrade foi nomeado diretor-geral da nova Polícia Penal do Estado de SP — Foto: Murilo Antunes

O diretor-geral da nova Polícia Penal do Estado de São Paulo, Rodrigo Santos Andrade, que foi oficialmente nomeado para o cargo em publicação realizada nesta quarta-feira (1º), tem em seu currículo profissional um histórico de atuação na região de Presidente Prudente (SP).

Andrade, que tem 24 anos de carreira no sistema prisional paulista, ingressou como agente de segurança penitenciária em 2000, na Penitenciária de Iaras (SP).

No Oeste Paulista, ele foi diretor técnico III do Centro de Detenção Provisória (CDP) “Tácio Aparecido Santana”, em Caiuá (SP).

Na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado de São Paulo (Croeste), que tem sede em Presidente Venceslau (SP), Andrade foi analista do Núcleo de Inteligência e diretor técnico III do Grupo Regional de Ações de Movimentações e Informações, além de coordenador substituto.

Nessa trajetória, também teve cargos de gestão em Araraquara (SP), onde foi diretor do Núcleo de Segurança e Disciplina do Anexo de Detenção Provisória e diretor do Centro de Segurança e Disciplina da penitenciária local.

Ele é docente da Escola de Administração Penitenciária (EAP), desde 2007, nas disciplinas de Prática do Serviço Penitenciário, Técnicas Operacionais de Intervenção e Inteligência Penitenciária.

É formado em pedagogia, com pós-graduação em Inteligência Policial: Sistema Prisional e Segurança Pública e também em Gestão Prisional.

Já participou de 11 missões nacionais e internacionais, atuando como palestrante, professor e representante do Estado de São Paulo nas áreas de segurança e de inteligência penitenciárias, e recebeu 10 condecorações e menções honrosas.

O ano de 2025 marca o início da atuação da Polícia Penal do Estado de São Paulo.

Juntamente com Andrade, também foi nomeado no mesmo dia o diretor-geral-adjunto da corporação, Odirlei Arruda de Lima. Ele é servidor do sistema prisional paulista desde 2002, quando ingressou como agente de segurança na Penitenciária “Odon Ramos Maranhão”, em Iperó (SP). Ao longo de mais de duas décadas, trabalhou em unidades prisionais em Itapetininga (SP), Guareí (SP) e São Paulo (SP).

É bacharel em direito, com pós-graduação em Gestão Pública e em Jurisdição Penal Contemporânea e Sistema Prisional.

É docente na EAP e no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).

Na EAP, leciona Legislação Aplicada à Atividade Penitenciária, Prática do Serviço Penitenciário, Criminologia e Política Criminal e Direito de Execução Penal, entre outras disciplinas, e, na Unasp, Legislação Aplicada à Atividade Penitenciária, Gestão Penitenciária e no MBA Política Criminal.

Também foi coordenador substituto da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central do Estado. G1/Prudente

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1