Um milhão de pessoas já morreram por Covid nos Estados Unidos desde o começo da crise, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira (12). Diante de um cenário em que as medidas contra a doença têm cada vez menos espaço na rotina do país, as mortes seguem um ritmo que lembra o do início da pandemia.
Entre fevereiro e maio, 100 mil americanos morreram em decorrência da doença. O dado é deste ano, mas poderia ser de 2020: são 100 mil vidas perdidas pela doença a cada três meses nos EUA, em média. Trata-se do país com o maior número de óbitos registrados devido à Covid em todo o mundo. O Brasil vem em segundo lugar nesse ranking, com 664 mil vítimas, seguido pela Índia, com 524 mil.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) contabiliza um total de 5,4 milhões de mortes por Covid-19 em dois anos. No entanto, a entidade pondera que o número pode ser maior, em razão da subnotificação, e estima algo entre 13 milhões e 17 milhões de óbitos provocados pelo vírus.
A marca de 1 milhão foi divulgada pelo governo americano numa declaração na qual o presidente Joe Biden disse lamentar as perdas. “Um milhão de cadeiras vazias na mesa de jantar. Cada uma delas é uma perda irreparável. Jill e eu estamos orando por cada uma delas”, disse o democrata no comunicado.
Da marca atual, cerca de 600 mil ocorreram durante o mandato de Biden, que fez campanha eleitoral prometendo vencer a Covid. O presidente sempre estimulou a vacinação, mas não conseguiu convencer todos os americanos: apesar da ampla oferta de imunizantes, apenas 66% da população está plenamente protegida. Cerca de 100 milhões de habitantes não atenderam ao chamado.
A aplicação dos fármacos, iniciada no final de 2020, ajudou a refrear a onda de mortes ao longo do ano passado, mas elas seguem ocorrendo, especialmente entre não vacinados. De acordo com dados do CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA, na sigla em inglês), os casos de mortes por Covid em 2021 foram dez vezes maiores entre a fatia da população que evitou as injeções.
JBr
19:00:02
Respostas de 2
Em fevereiro de 2021 os Estados Unidos tinham 500.000 mortos. Em março de 2021 os Estados Unidos tinha vacinado 100 milhões de pessoas. E um ano e meio após o início da vacinação os Estados Unidos chega a Um Milhão de mortes. Ou seja os mesmos 500 mil mortos da época em que não tinha vacina.
Antes que alguém fale.
Não sou negacionista.
Não sou antivacina.
Simplesmente não sou burro.
São fatos e números.
No Brasil em março de 3021 tinha 300 mil mortos. Hoje com 80% da população vacinada estamos chegando a 670 mil mortos. Mais mortos com vacinas do que sem vacinas.
Corrigindo março de 2021 não 3021