Viver nas grandes cidades significa lidar com vários fatores estressantes.
Barulhos de tráfego pesado, desconforto térmico, poluição do ar e a correria do dia a dia pioram os quadros de estrese de qualquer pessoa!
Será que é possível mudar algum elemento na arquitetura dessas cidades para pelo menos minimizar esse quadro?
Segundo alguns pesquisadores de uma universidade de Cingapura, a resposta é sim.
E ela pode ser mais simples do que se imagina!
O “truque verde”
Não é segredo pra ninguém que passar um tempo em ambientes naturais, como parques e praças bem arborizadas, tem efeito redutor de estresse.
Mas nem sempre isso é possível nas grandes cidades.
Embora esses espaços até existam, geralmente é preciso tirar um tempo do dia para ir até eles.
Mas e se conseguíssemos não ir até o verde… Mas trazê-lo mais para o dia a adia dos indivíduos das cidades?
A ideia desses cientistas foi avaliar como os níveis de estresse reagiam a “paredes verdes” pela cidade, ou seja, paredes repletas de plantas, formando uma vegetação natural mesmo em ambientes urbanos.
Para medir esses efeitos, alguns voluntários usaram um capacete de realidade virtual.
Eles caminharam por ruas com essa vegetação vertical (virtualmente, é claro) ou que tinham simplesmente paredes pintadas de verde, e não com plantas de verdade.
Os pesquisadores tiveram o cuidado de representar os problemas reais urbanos, colocando ruído do tráfego pesado enquanto os participantes caminhavam pela rua virtual.
Durante esse “passeio”, a variabilidade da frequência cardíaca era monitorada por um aparelho de eletrocardiograma (ECG) portátil, já que esse é um indicador fisiológico de estresse.
O que o estudo mostrou…
Após o experimento, os voluntários responderam a quais foram suas emoções durante o estudo.
Eles preencheram um questionário avaliando se tiveram sensações positivas, como ânimo ou interesse, e negativas, como desanimado ou chateado.
Os resultados mostraram que:
- Os participantes relataram se sentir menos positivos ao andar na rua com prédios cobertos apenas por paredes verdes
- Aqueles que andavam na rua com prédios e paredes cobertas por plantas não relataram se sentir mais ou menos positivo.
- E o mais importante: as medições do eletrocardiograma mostraram que os participantes que passaram pelos locais sem paredes com vegetação ou apenas paredes verdes sentiam-se mais estressados.
Que lição podemos tirar disso?
Mais uma vez, vemos que um pouco mais de natureza no nosso dia a dia pode ter efeitos positivos de proteção contra o estresse.
E se você vive em grandes cidades, deve pensar sempre nesse fato.
Embora cobrir as paredes dos prédios com plantas seja algo sob responsabilidade de construtoras ou do poder público, você pode tomar algumas atitudes simples para trazer um pouco de verde à sua vida.
Veja:
Plantas em casa
Não deixe as plantas de lado.
Há várias delas que podem ser cultivadas em ambientes internos. Além do verde reduzir o seu estresse, será também um bom hobby.
E mais: muitas plantas filtram o ar de casa, ajudando na sua saúde de forma geral. Clique aqui para ver alguns exemplos.
Parques e praças
Sempre que possível, passe um tempo em ambientes verdes abertos, como parques e praças.
Como comentei antes, muitas pesquisas mostram que o simples contato visual com áreas naturais e o aroma das plantas tem efeito redutor de estresse.
Isso sem falar nos benefícios de se expor ao sol, que aumenta seus níveis de vitamina D, e nos efeitos de uma boa caminhada.
Viva o verde e a natureza!
14:00:02