Presidente Epitácio recebe, de sexta-feira até domingo, o 32º Torneio de Pesca Amadora Esportiva ao Tucunaré, um dos eventos mais tradicionais de pesca da região. A largada está marcada para as 7h de sábado, no Parque Municipal “O Figueiral”, às margens do Lago Sérgio Motta, no Rio Paraná.
O evento, organizado pela Prefeitura de Epitácio, traz novidades nesta edição, como uma premiação ampliada e a inclusão da Feira da Lua na programação de abertura nesta sexta, das 18h às 23h, no Pavilhão de Eventos da Orla, com apresentações musicais, praça de alimentação e exposição de artesanatos.
Premiação e regras
O torneio segue a modalidade pesque e solte, em que os competidores precisam registrar a captura dos tucunarés, realizar a medição em vídeo e encaminhar à equipe de fiscalização. Apenas exemplares que atinjam até 1,30 metro serão considerados para a classificação.
Este ano, 160 equipes, cada uma formada por três integrantes, já estão confirmadas. Os prêmios incluem:
Um barco com carreta e motor de 40 HP;
Um barco com motor de 30 HP;
Dois barcos simples;
Três barcos com motores elétricos;
Três motores elétricos;
Dois caiaques.
Impacto econômico e atrativos turísticos
De acordo com o secretário de Turismo de Epitácio, Augusto Marinho, o evento tem como objetivo impulsionar a geração de empregos e renda durante os dias do evento. “O torneio é um evento tradicional em nossa cidade, está na sua 32ª edição, e tem por objetivo estimular o fluxo turístico, trazendo geração de renda e emprego direto e indireto”.
Marinho destacou ainda os atrativos turísticos que irão potencializar a experiência dos visitantes, como o Monumento do Amor, o Píer Turístico, o Parque O Figueiral, o Mirante dos Peixes, as praias da região e a variada culinária local.
“O torneio, ao longo de suas edições, tornou-se uma referência para o turismo esportivo e cultural em nossa cidade. Além da pesca, oferecemos uma vivência completa, com turismo de aventura, rural e passeios de barco, sem contar as compras de artesanatos e o contato com a nossa natureza exuberante”, destacou o secretário. O Imparcial