Energia eólica avança e registra ano recorde na Alemanha

Início » Blog » Energia eólica avança e registra ano recorde na Alemanha

Setor responde por mais de um quarto da energia gerada e é fonte mais importante do país. Ano de 2024 teve 59% de renováveis e recorde de licenciamentos para eólicas, que viraram alvo preferencial da ultradireita.A produção de energia eólica na Alemanha contou com um impulso recorde em 2024, de acordo com um relatório da Associação Alemã de Energia Eólica (BWE) e da VDMA Power Systems, a associação para engenharia de usinas de energia.

Segundo as associações, os órgãos reguladores aprovaram a instalação de mais de 2.400 novas turbinas eólicas no país, com uma produção total de cerca de 14 gigawatts — um recorde no país.

“Esse é um passo significativo na direção certa”, disse Dennis Rendschmidt, diretor administrativo da VDMA. Ele defendeu que o governo deve “manter esse impulso”, independentemente do resultado da eleição federal de 23 de fevereiro.

Apesar dos números positivos, o partido de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD) tem na oposição às atuais políticas energéticas da Alemanha — e à energia eólica em particular — um elemento central de sua campanha eleitoral.

Na recente convenção nacional do partido, segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, a candidata a chanceler federal Alice Weidel criticou a energia eólica por ser “instável”. Ela prometeu, se eleita, derrubar todas as “turbinas eólicas da vergonha” da Alemanha. Já à emissora alemã ZDF, defendeu que energias renováveis não funcionam “quando o vento não sopra e o sol não brilha”.

Seu plano de governo propõe um aumento do uso de combustíveis fósseis, incluindo o gás russo, e o retorno da energia nuclear como parte de uma “combinação de energia sustentável e séria”.

Principal fonte de geração de energia elétrica da Alemanha, o avanço da energia eólica faz parte da tentativa da Alemanha de cobrir pelo menos 80% do consumo do país até 2030 com renováveis, rumo à neutralidade climática até 2045.

Em 2024, o país alcançou metas individuais de redução de emissões na geração de energia, mas não bateu os objetivos mais rigorosos impostos pela União Europeia. IE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1