Pesquisar
Close this search box.

Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil

Início » Blog » Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil

Brasil: Surge um País.

O dia 07 de Setembro de 1822, foi um grande marco na história do Brasil: D. Pedro, às margens do Rio Ipiranga declarou a independência de nossa nação do domínio lusitano.

Para entendermos o motivo pelo qual ocorreu a emancipação brasileira, é necessário, portanto, compreendemos as causas e consequências que possibilitaram este acontecimento.

Um dos fatores que influenciou a independência, foi o rompimento entre Portugal e França, o que ocasionou a transferência da Corte lusitana para o Rio de Janeiro, no dia 22 de janeiro de 1808, em decorrência da perseguição das tropas Napoleônicas, devido ao bloqueio continental.

A instalação da Família Real Portuguesa no Brasil, proporcionou a abertura dos portos às nações amigas. Foi a primeira decisão tomada por D. João VI, e significou o fim do pacto colonial. Esse decreto serviu para que a economia e o comércio circulassem. Estava instaurado o Período Joanino no Brasil; em 1808.

Durante este período, D. João implantou muitas mudanças no território brasileiro, como as taxas alfandegárias a serem pagas sobre os produtos importados. O que gerou o avanço econômico e artístico. Em 1815, ocorreu a mudança mais significativa. A elevação do Brasil a condição de Reino, pois deixou de ser colônia e passou a ser parte do Reino de Portugal e Algarves.

Com as novas medidas instaladas em nosso país, a burguesia portuguesa, motivada pelas crescentes dificuldades econômicas que enfrentavam e pelos ideais liberais, provocaram a Revolução Liberal do Porto, em 1820. Através desta, reivindicaram o retorno de D. João VI a Portugal, e também a revogação das medidas que beneficiaram o Brasil.

Em abril de 1821, o monarca com a família e a Corte, voltaram para Portugal, deixando D. Pedro como príncipe regente no Brasil. A incomplacência das cortes, tornou impossível a união entre Portugal e Brasil.

O desejo de independência ganhava força, pois a colônia não queria perder a sua autonomia. Formou-se então, um grupo de pessoas, o qual representava os interesses de aristocratas, burocratas e comerciantes, que ficou conhecido como: Partido Brasileiro.

Em oposição às medidas lusas, o Partido buscou o apoio de D. Pedro e por meio de um documento com mais de 8 mil assinaturas, pediram para que D. Pedro permanecesse em solo brasileiro. Após receber o documento, no dia 9 de Janeiro de 1822, o príncipe concordou em permanecer, dizendo: ‘Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Diga ao povo que fico”. Este dia ficou conhecido como: “O Dia do Fico”.

Nos meses seguintes, a contrariedade e as ameaças das tropas portuguesas que mantiveram-se no Brasil, aumentaram de modo significativo. Com determinada situação, os colonos demonstraram interesse em elaborar uma constituição, então foi convocada uma eleição para que fosse formada um Assembleia Nacional Constituinte.

A relação entre Portugal e Brasil estava cada vez mais desgastada. Enquanto D. Pedro fez uma viagem a Santos, chegaram novas ordens de Lisboa anulando as decisões e solicitando o retorno do príncipe à Portugal.

Pedro voltara de Santos, quando encontrou um mensageiro enviado por José Bonifácio, que lhe informou sobre as novas medidas da Corte. Ao ler as considerações feitas por D. Leopoldina, que lhe substituíra enquanto estava ausente e de José Bonifácio, tomou a decisão de finalmente proclamar o Brasil independente de Portugal.

Então, no dia 07 de Setembro de 1822, às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, D. Pedro declarou a Independência do Brasil. Após este ato, D. Pedro teve que enfrentar as tropas portuguesas, e as derrotou. Logo em seguida foi coroado imperador, recebendo o título de D. Pedro I.

Em síntese, o processo de independência, contou com o apoio da aristocracia e do povo. Significou o fim das amarras coloniais após 322 anos de exploração. Por isso, que neste sábado, dia 07 de Setembro, comemoramos o feriado Nacional da Independência do Brasil, um marco na história do Brasil.

Alunos: Gabriela Sales Ramalho/ Enzo Fernando Mitsuro Takeda

Nota da Redação
Recebemos duas redações sobre a A Independência do Brasil vindas de alunos da Coopreven – Cooperativa Educacional de Presidente Venceslau. Estamos publicando as duas. Obrigado aos professores por terem enviado ao nosso blog.

17:58:32

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1