O prefeito Jorge Duran fez coletiva de imprensa nesta manhã de sábado, 1, para falar sobre as ações que está tomando no combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. Duas pessoas morreram na cidade no mês de janeiro com dengue hemorrágica. As mortes acenderam a luz do alerta em Presidente Venceslau e também nas cidades da região.
Duran fez a conversa com os profissionais de imprensa ao lado do secretário de saúde Fernando Hamada e de Lidiane Preito, responsável pelo setor de endemias no município.
ALTO ÍNDICE DE LARVAS NA ÁREA CENTRAL
Duran começou sua fala dizendo que o índice do acúmulo de água encontrado na área central de Presidente Venceslau é alto e preocupante. Falou que pessoas compram terrenos para especulação imobiliária e depois se esquecem que são donos dos mesmos, e deixam no abandono, e se tornam problemas sérios em crises como esta. “Ficam esperando a prefeitura limpar, o que é quase impossível”, comentou.
HOMENS, CAMINHÕES E MÁQUINA
O prefeito venceslauense disse que está providenciando a contratação de 30 pessoas, dois caminhões e uma Bobcat (pequena pá carregadeira) de fácil manuseio em quintais. Tudo isso em caráter emergencial de 90 dias. Pediu mais atenção nos prédios e logradouros públicos junto ao Secretaria de Meia Ambiente.
EXEMPLO DO RESIDENCIAL DA FAIVE
Em certo momento de sua fala, o prefeito Jorge Duran lembrou do grande exemplo que vem sendo dado pelos moradores do Residencial da Faive, que por conta própria resolveram fazer um mutirão para limpar o bairro. “Tentamos fazer isso e até capacitar pessoas em outras partes da cidade, mas inicialmente tivemos problemas, pouca gente compareceu numa reunião que fizemos no Lions Clube”, disse. O prefeito ainda falou que parece até que tem gente terceirizando sua responsabilidade, numa referência clara às pessoas que não estão nem aí com a doença.
MULTAS PESADAS PARA QUEM NÃO LIMPAR EM 24 HORAS
A partir de agora cai o prazo de 10 dias, a contar da notificação, para as pessoas limparem os seus terrenos. São 24 horas. A multa mínima será de R$ 471,00.
MAIS DE 40 MIL VISITAS ANO PASSADO
o setor de endemias de Presidente Venceslau, conforme informação de Duran, fez mais de 40 mil visitas no ano passado para conter o avanço do mosquito da dengue, mesmo assim, a situação está insustentável. Ele comentou que a cidade tem menos casos de dengue, um total de 132 confirmados, do que outras na região, mas as duas mortes a levam para um cenário de grave.
POUCO VENENO E RECLAMAÇÃO DO GOVERNO
Duran não poupou críticas ao governo do estado. Disse que o mesmo enviou apenas 20 litros de veneno para a cidade, que se for utilizado com água, terá resultado final de 40 litros para os nebulizadores móveis. Reclamou que o governo fica falando do Coronavírus e propagandeando sobre a questão, enquanto a dengue anda matando por todos os cantos. Na semana que vem chegará mais veneno, mas ele não sabe quanto.
17:44:38
NÃO DEIXE A DENGUE ACABAR COM VOCÊ E FAMÍLIA. ELIMINE OS FOCOS DE ÁGUA PARADA NO SEU QUINTAL E ARREDORES.
Respostas de 2
Existe uma controvérsia entre este blog e outro conhecido aqui na cidade, vejamos, no outro blog tem a afirmação que será aplicada a multa de R$ 471,00, por foco encontrado em cada terreno ou quintal, nesse blog está escrito que esta multa é para quem não limpar o terreno. Acho que há necessidade de um esclarecimento correto. Pois veja, pelo outro blog só será multado se tiver foco, então pode haver terrenos com matos, nas sem focos, nesse caso essa pessoa não precisa limpar seu terreno?
Rua São Paulo, trecho entre a Travessa Tenente Osvaldo Barbosa e João Pessoa, para ser mais específico, atrás da antiga Santa Clara. “UMA VERGONHA”.