Presidente eleito retorna à Casa Branca após quatro anos. Evento recebe líderes da ultradireita mundial e bilionários do setor de tecnologia.O republicano Donald Trumo tomou posse nesta segunda-feira (20/01) como o 47º presidente americano.
O republicano retorna à Casa Branca após superar pedidos de impeachment, uma condenação criminal e uma tentativa de assassinato, assumindo o comando do país em um momento de domínio de seu partido no Congresso americano e sob a promessa de remodelar as instituições do país.
O evento conta com a presença de figuras da tecnologia, como Jeff Bezos, da Amazon, e Elon Musk, dono da rede social X. Entre os chefes de Estado, participam o presidente da Argentina, Javier Milei, de El Salvador, Nayib Bukele, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro não foi autorizado a ir à posse por estar com seu passaporte retido pela Justiça.
Em seu primeiro dia de governo, Trump deve encampar um pacote de medidas contra a imigração ilegal, e destrinchar seu plano de aumentar tarifas de importação. IE