Dólar mais baixo e safra recorde vão ajudar a controlar inflação, diz Haddad

Início » Blog » Dólar mais baixo e safra recorde vão ajudar a controlar inflação, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que a inflação dos alimentos será solucionada através de uma queda do dólar e da continuidade e fortalecimento do Plano Safra, programa que oferece crédito facilitado para produtores rurais. A fala ocorreu durante entrevista ao canal ICL na manhã desta sexta-feira, 21.

“A primeira providência é fazer planos safras cada vez mais robustos e melhores”, falou o ministro. “Assim que o orçamento for aprovado nós vamos lançar um plano para a próxima safra.” Haddad disse ainda acreditar que uma safra a ser colhida no final de março poderá ser a “maior da história do país”.

O ministro atribuiu ao alto patamar dos juros estadunidenses a valorização do dólar. “Isso fez com que o dólar ficasse muito valorizado e causasse inflação no mundo inteiro”, disse. “Com a queda que começou há acontecer nos últimos 30 dias e com a safra do próximo mês, os preços vão se estabilizar em um patamar mais adequado.”

Após atingir o pico de R$ 6,26 em 18 de dezembro de 2024, a cotação do dólar passou a oscilar com tendência de queda desde o começo do ano. No dia 20 de fevereiro, a moeda fechou o dia negociada a R$ 5,70. ID

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1