O dólar recuava ante o real nesta sexta-feira, ampliando a queda da semana e em linha com os mercados globais, uma vez que os investidores reagiam positivamente a comentários na véspera do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sinalizaram uma política comercial mais branda no país.
Às 10h52, o dólar à vista caía 0,80%, a R$ 5,876 na venda. Na semana, a moeda acumula queda de mais de 2,5%. Veja cotações.
As últimas sessões têm sido marcadas pelo foco dos mercados globais nas medidas e planos anunciados por Trump em seus primeiros dias no cargo, com as atenções particularmente voltadas para qualquer informação sobre a abordagem que o presidente adotará para a política comercial do país.
Após uma série de ameaças de imposição de tarifas de importação feitas durante a campanha, Trump tem amenizado o tom agressivo nesta semana, orientando as agências federais a apenas investigarem os déficits comerciais dos EUA e deixando a porta aberta para negociações com parceiros.
Em nova fala sobre o comércio, Trump afirmou em entrevista exibida pela Fox News na quinta que gostaria de fazer um acordo com a China sobre práticas comerciais justas no lugar de impor tarifas de importação sobre o gigante asiático, amenizando o tom recente de ameaças tarifárias. IE