Despedida de Galvão, câmeras especiais e versões compactas de jogos: entenda como será a transmissão da Copa na Globo

Início » Blog » Despedida de Galvão, câmeras especiais e versões compactas de jogos: entenda como será a transmissão da Copa na Globo
Locutor Galvão Bueno Foto: Mauricio Fidalgo / Mauricio Fidalgo/Divulgação

O Grupo Globo anunciou nesta terça-feira o cronograma de exibição dos jogos da Copa do Mundo, que começa em 20 de novembro. A TV Globo exibirá 56 dos 64 jogos do torneio ao vivo — oito deles, da última rodada da primeira fase, ocorrem em horários simultâneos a outras partidas e serão exibidas no canal SporTV e, depois disso, em horários alternativos na TV aberta. Ao todo, a Globo terá 160 horas de exibições dedicadas à Copa. Na primeira fase de jogos, as partidas ocorrem às 7h, 10h, 13h e 16h.

Três nomes já foram escalados para reforçar as transmissões na Globo: Formiga, Zé Roberto e Diego Ribas. O trio se junta a Galvão Bueno, Júnior, Ana Thaís Matos e o zagueiro Roque Júnior. Ana Thaís será a primeira mulher comentarista de jogos da seleção masculina de futebol na Globo.

— Hoje me permito desfrutar da minha conquista, que é coletiva e também individual. Eu era uma garota, uma criança, em 1994, e arrumamos em casa uma TV para ver a final. E quem narrava a Copa era o Galvão Bueno. Agora, nossas histórias se encontram. Estou me permitindo me emocionar — disse a comentarista. — Todo (esse) privilégio requer muita responsabilidade.

A Copa do Catar também marca a despedida de Galvão Bueno das narrações em TV.

— Terei a felicidade de estar lá, de uma forma diferente. Estarei numa Copa, a 13ª Copa do Mundo (da minha carreira), pela última vez. Comecei em 1974, e, desde 1978, sempre estive nas sedes das Copas — afirmou. — Vou completar 50 anos de televisão, sempre vivi de juntar palavras, tentar vender emoção e ser um equilibrista, sem fugir da realidade dos fatos.

Galvão revela que, no dia 18 de dezembro, deseja como presente “a seleção brasileira brigando pelo hexacampeonato na final da Copa”.

— Será um momento muito forte — emociona-se o narrador, que não descarta voltar ao canal em atividades pontuais.

Central da Copa

O programa Central da Copa volta à ativa no dia 21 de novembro em formato diário, com apresentação de Alex Escobar. Ele estará acompanhado pela apresentadora Jojo Todynho e o atacante Fred. O humorista Marcelo Adnet e o apresentador Lucas Gutierrez completam o time, diretamente do Catar.

Globoplay

— Vamos nos atrever a fazer uma transmissão diferente, ainda, no Globoplay, com Tiago Leifert. Escolhemos os jogos certos para fazer essa oferta e acreditamos que terá grande potência — diz Joana Thimoteo, diretora de eventos esportivos. — É a Copa de todos e para todos. Precisamos ter nas nossas telas, em todas as plataformas, a cara do Brasil.

O Globoplay (na modalidade + Canais ao vivo) ainda fará transmissões de jogos em 4K e contará com as câmeras “multiângulo” — em que os usuários poderão escolher o enquadramento para acompanhar cada lance. Everaldo Marques, narrador do SporTV, explica que serão de seis a oito câmeras diferentes do que as usadas nos canais “tradicionais”.

— Os principais lances, os gols, você terá essa possibilidade de olhar diferente para as imagens — diz Everaldo.

Além disso, serão oferecidas versões compactas, de 50 minutos, dos jogos disponíveis no serviço de streaming.

SporTV

O SporTV, por sua vez, terá toda a grade de transmissão voltada para a competição, em um total de 300 horas de conteúdo — com programas das 6h à 0h. O canal terá três novas atrações, “Seleção Catar”, “Troca de Passes” e “Tá na Copa”. Entre as novidades está Natália Lara, aos 22 anos, a mais jovem narradora do torneio.

— O feminismo fez com que a presença de mulheres em várias áreas crescesse e eu me sinto pronta pra representar mulheres que lutaram por tantos e tantos anos. Finalmente temos mulheres narrando uma Copa do Mundo — afirmou a narradora esportiva.

Extra
10:35:03

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1