Pesquisar
Close this search box.

Desembargador Camolez participa do Seminário Internacional de Direito Eleitoral Amazônico

Início » Blog » Desembargador Camolez participa do Seminário Internacional de Direito Eleitoral Amazônico
O evento foi realizado em Macapá entre os dias 22 e 25 de junho. Imagens cedidas.

O Vice-Presidente e Corregedor Eleitoral do Acre, Desembargador Luís Camolez, participou do Seminário Internacional de Direito Eleitoral Amazônico, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, nos dias 22, 23, 24 e 25 de junho.

A primeira palestra do evento foi proferida pelo Desembargador Luís Camolez, que falou sobre a “Urna eletrônica: progressos experimentados desde a sua criação e instalação”. O magistrado fez um relato sobre os custos econômicos e os danos ao meio ambiente, das eleições que utilizavam cédulas de papel, passando pelas dificuldades geográficas de promover eleições na região amazônica até a celeridade que urna eletrônica trouxe para o processo eleitoral. O desembargador também falou sobre a mudança no horário das eleições acreanas para se adaptar ao horário de Brasília.

Os três dias de seminário reuniram em Macapá pessoas que contribuíram para a história das eleições digitais no Brasil. Nesse contexto, como foi possível observar ao longo das palestras, o meio ambiente é parte indissociável da evolução do processo eleitoral, uma vez que a utilização da urna eletrônica, em termos ambientais, representa a redução do uso de papel e menor geração de resíduos.

Durante o encontro, foi possível conhecer mais a concepção, percalços até a implantação do processo de votação digital, narrado por personagens dessa história. Foi possível também refletir sobre os desafios e particularidades das eleições na Amazônia, da necessidade de respeitar as condições que as naturezas impõem, para que o eleitor que vive na região Norte, nos locais mais isolados, com maior dificuldade de acesso, possa exercer como todo brasileiro o direito ao voto.

Em um ano de eleições, todos reconhecem a importância de discutir os caminhos que o Direito Eleitoral trilha, as mudanças na Legislação, difundir a mensagem de inclusão, especialmente de grupos minoritários, necessidade de participação popular, segurança do processo e os mecanismos tecnológicos que garantem que a vontade popular seja respeitada.

As despesas com o deslocamento e estadia de todos os palestrantes no evento foram custeadas pelo TRE/AP. Os palestrantes receberam ainda, além do certificado correspondente ao evento, um pin em ouro representando a relevância do seminário internacional.

“Chamou atenção a organização do evento que foi efetivada pelos componentes do próprio Tribunal. O seminário, com certeza, merece destaque internacional. Registro meus agradecimentos e parabenizo o Presidente do TRE/AP, Desembargador Gilberto Pereira, que, além de ser o fundador do Tribunal, já o presidiu por três vezes, pela excelência que vem conduzindo o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá”, destacou o Vice-Presidente e Corregedor Eleitoral do Acre, Desembargador Luís Camolez.

  • Luís Camolez, é nascido em Presidente Venceslau.

20:06:40

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1