Uma grande explosão vulcânica foi descoberta em Io, uma das quatro maiores luas de Júpiter. A descoberta foi de Jeff Morgenthaler, cientista sênior do Planetary Science Institute (PSI, nos EUA), usando o observatório Io Input/Output (IoIO).
Morgenthaler usa o IoIO, localizado perto de Benson, Arizona, para monitorar a atividade vulcânica em Io desde 2017. As observações mostram algum tipo de explosão quase todos os anos, mas a maior até agora foi observada no outono de 2022.
Mais interna das quatro grandes luas de Júpiter, Io é o corpo mais vulcânico do Sistema Solar, graças às tensões de maré que sente de Júpiter e dois de seus outros grandes satélites, Europa e Ganimedes.
O IoIO usa uma técnica coronagráfica que escurece a luz vinda de Júpiter para permitir imagens de gases fracos perto do planeta muito brilhante. Um brilho de dois desses gases, sódio e enxofre ionizado, começou entre julho e setembro de 2022 e durou até dezembro de 2022. O enxofre ionizado, que forma uma estrutura semelhante a uma rosquinha que circunda Júpiter e é chamado de toro de plasma de Io, curiosamente não foi quase tão brilhante nesta explosão como visto anteriormente. “Isso pode nos dizer algo sobre a composição da atividade vulcânica que produziu a explosão ou pode nos dizer que o toro é mais eficiente em se livrar do material quando mais material é jogado nele”, disse Morgenthaler.
Planeta
12:00:02